sábado, 4 de setembro de 2010

O DÍZIMO DINAMIZA UMA PARÓQUIA

Uma comunidade adulta e consciente é aquela que é sustentada pelo dízimo. A paróquia deve viver do dízimo.
O dízimo deve ser suficiente para sustentar todas as pastorais, a evangelização e o templo, a secretaria, a casa paroquial, o ministro, os cursos para formação de agentes, os passeios comunitários, o ministério da música, o amparo aos pobres e todas as outras despesas que se fizerem necessárias para desenvolver a vida da Paróquia.

Vocês já imaginaram como seria bom se as paróquias pudessem oferecer serviços de evangelização, utilizando-se de equipamentos de ultima geração? Se pudessem contratar professores de teologia para ministrar cursos aos paroquianos? Se pudessem oferecer aos jovens cursos, passeios, musica etc., tirando-os das ruas, das drogas? Se pudessem atender os pobres em todas as suas necessidades?

Deus nos pede o dízimo para o nosso bem; para o nosso crescimento pessoal e o da comunidade. Deus é o dono de tudo neste mundo, criado por Ele. Deus não necessita de nosso dizimo. Nós necessitamos oferta-lo para aprender sua espiritualidade e colaborar na expansão do Reino de Deus.

Ao oferecer o dizimo estamos quebrando em nós as amarras do egoísmo, aprendemos a ser corajosos – aprendemos a vencer o medo e a insegurança.

As experiências vem demonstrando que as comunidades que aderiram ao dízimo estão prosperando com maior facilidade e rapidez. A comunidade necessita ser provida de todos os aparelhos que facilitem e agilizem sua missão evangelizadora. É necessário que o Evangelho chegue à Paróquia inteira. Ainda mais, é necessário que, somando os esforços, o Evangelho corra o mundo.

O ideal seria que os paroquianos sentissem necessidade espiritual e social de ir à igreja. Que se sentissem felizes e realizados nesse ambiente. E que esse ambiente irradiasse amor e alegria em toda circunscrição paroquial.

Os pobres devem ser amparados em suas necessidades, mas ao mesmo tempo é preciso que aconteça seu ingresso no mundo do trabalho, na vida comunitária e social.

É de grande importância o ensino sobre o dízimo em todas as pastorais e movimentos da paróquia. É necessário que crianças, jovens e adultos aprendam sobre esse tema e se desenvolvam, sabendo o que é dízimo, para que serve, onde é utilizado, sua importância, sua espiritualidade e que, apesar de ser dinheiro, é sagrado.

A Pastoral do Dízimo deve ser atuante. Se não houver trabalho semanal, será difícil a manutenção da Paróquia por meio do dízimo. Desenvolvendo bem seu trabalho, uma Pastoral do Dízimo propiciará o crescimento de todas as outras. Esse é o seu papel. Nem por isso, é mais importante que as demais.

É necessário que o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) apóie a Pastoral do Dízimo, bem como as outras pastorais. É indispensável que haja muita união e paz entre os membros da Comunidade para que o serviço produza frutos.

Peçamos ao Espírito Santo que nos dê Sabedoria para entender as Escrituras, em especial, neste mês dedicado ao dízimo.