domingo, 15 de agosto de 2010

DÍZIMO

Amplie e aproveite melhor os recursos conquistados
Quando falamos em captação de recursos não estamos falando simplesmente em arrecadar dinheiro para a comunidade ou instituição. A presença dos voluntários que atuam nas variadas atividades de pastoral são elementos chaves para o andamento da comunidade. Daí, a importância de sua formação na ação para melhorar as atividades de pastoral.


Podemos intuir algumas informações:
1. Melhorar qualificação dos voluntários que atuam na comunidade. A sua presença, às vezes de forma humilde, significa crescimento e investimento.
2. Processo de reciclagem e de economia. A comunidade necessita de um investimento na economia de suas despesas (revisão), passando por uma reformulação das entradas e saídas (reengenharia).
3. Priorizar o atendimento social na comunidade. Entre tantos problemas existentes no Brasil, a comunidade não pode fazer tudo para desejar resolver todos os problemas alegando atividade de pastoral. Uma única atividade bem feita pode fazer a diferença.
4. A grande maioria das paróquias não sabe o que quer de fato. Com isso gastam-se muitas energias físicas e econômicas para manter um quase nada. Depois vem a decepção e os reclamos.
Enfim, o primeiro passo: somente o dízimo deve ser a meta a ser buscada na captação de recursos para todas as atividades de pastoral. Para isso acontecer um bom planejamento pastoral se torna imprescindível nesse momento; investir com coragem e determinação acreditando na forma da Palavra que renova todas as coisas.
Um segundo passo: a medida que o plano vai sendo detalhado, fica mais fácil perceber onde estão as oportunidades de captação de recursos; quem são os parceiros mais adequados para cada uma das necessidades que a organização tem; quem são as pessoas mais adequadas para apresentar o projeto para cada um dos potenciais parceiros e em que época devemos iniciar a captação, etc.
Fonte: Net.