quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DÍZIMO

DÍZIMO, EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO

“Tive fome e não me destes de comer, estava nu e não me vestistes...” (Mt 25, 42-45)
A economia, que se desenvolve cada vez mais em todo o mundo, que traz para muitos conforto, empregos e qualidade de vida, também provoca outra situação totalmente indesejada: a exclusão social de outros tantos que, por motivos diversos, não têm acesso a esses benefícios.
E nós, católicos, que acreditamos nas palavras de Jesus quando Ele disse “toda vez que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25, 40), não ficamos esperando que apenas ações governamentais possam satisfazer as necessidades dos menos favorecidos.
Nós fazemos nossa parte. Nós partilhamos aquilo que temos com os que menos têm, por pouco que seja.

E isso é representado por um gesto profundo e forte que demonstra todo nosso amor pelos irmãos: a entrega do Dízimo – essa EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO que abre o coração do dizimista para a vida e para a alegria de partilhar.
No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos uma descrição sobre a maneira como os primeiros cristãos praticavam fortemente a partilha:
E todos que tinham fé viviam unidos, tendo todos os bens em comum. Vendiam as propriedades e os bens e dividiam com todos, segundo a necessidade de cada um” (Atos 2, 44-45).
Que belo exemplo de amor! Percebemos que a fé dos primeiros cristãos incluía a partilha de bens como forma de proporcionar a igualdade entre os irmãos, satisfazendo as necessidades de todos. Esse é um exemplo magnífico da expressão forte da partilha. É um exemplo que seguimos e praticamos todas as vezes que ofertamos o Dízimo.
Dízimo é uma forma de realizar a partilha, e partilhar é uma forma de amar a Deus, o Amor partilhado entre as três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.